Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

4 de novembro de 2012

A mesinha amarela

Era década de 70, quando meus tios resolveram casar e montar a casinha deles.  Compraram 3 mesinhas laterais. Não, não sei onde elas ficavam. Eu ainda nem estava sonhando em nascer, quanto mais em conhecer a casa deles de então.
Sei que os anos se passaram, eles foram mudando - e a casa deles também. E três mesinhas deixaram de fazer sentido. Ficaram com duas - uma em cada lado do sofá. E a terceira, foi para a área de serviço da minha mãe, onde ficou aposentada e com o vidro quebrado por um bom tempo.
Até que eu me mudei e decidi dar um novo destino para a pobre mesinha. Bom para mim, que ganhei uma mesinha gastando só o material da reforma. E bom para mamãe, que se livrou de um entulho.

Olha com que cara ela entrou na Casa de Amados:


Tinha uma borda de metal, está vendo? Em um dos lados, o metal já estava solto. Arranquei com a mão mesmo. Mas a cola de 35, 40 anos atrás não veio com o dito cujo. Ficou no móvel.


Aproveitei para arrancar os outros lados, com a ajuda da ponta do estilete. Foi até fácil essa parte. O difícil ainda estava por vir: retirar a cola. Essa parte me deu muito, mas muuuuuuuuuuito trabalho! A lixa grossa sozinha não estava dando conta do recado. Tive que apelar para outra técnica - raspar com estilete. Isso me tomou algumas horas - para não dizer dias, já que o tempo que eu tinha para me dedicar ao móvel era curto.
Depois, passei para uma lixada. Uma lixada de verdade, com vontade. Daquelas de deixar o braço doendo.
As partes machucadas pelo tempo, eu resolvi com massa para madeira. Passei com espátula e deixei secar. Depois, lixei de novo para uniformizar a superfície.

Em seguida, passei um pano úmido para tirar toda a poeira. Para pintar, usei tinta PVA para artesanato fosca.

Uma dica, antes de prosseguir: alguns dias antes de eu começar a pintar a mesinha, a Thalita, do Casa de Colorir, publicou um tutorial excelente, muito bem explicado, de Como pintar um móvel estilo Casas Bahia. Está certo que essa mesinha não era estilo Casas Bahia, mas porque não aproveitar as dicas de quem entende do assunto muito mais do que eu? Então, se você quer pintar um móvel, vale a pena conferir esse post da Thalita. Foi o que eu fiz!

A primeira demão fica feia mesmo, não se assustem!


Reparou nesse metalzinho que tem no pequeno vão? A tinta não pegou. Teve gente que me perguntou porque eu não tirei esses também, como tinha feito com os de cima. Aqueles estavam meio soltos. Esses aí, não. E com o pouco espaço que eu tinha para meter o estilete, a chance de fazer um estrago e não conseguir tirar era enorme. Seria uma operação arriscada.
Mas como nesta vida tudo tem solução, era só pensar um pouquinho que o problema se resolveria.

A solução se apresentou com um nome: papel adesivo. Não foi o contact, meu amado desde os tempos da casa da minha mãe. Foi o da marca Alkor. É um pouco mais caro que o contact, mas tem uma textura que parece papel de parede. Neste caso, eu comprei este porque gostei da estampa.




Acabou? Não! Tem mais!

Lembra que eu falei lá em cima, que a mesinha estava aposentada com o vidro quebrado? Era só uma pontinha, na verdade. O faz-tudo do prédio da minha mãe quebrou meu galho fazendo um remendo. Funcionou mais ou menos, porque depois ele se soltou. Se eu colasse de novo, era capaz de soltar mais uma vez. E convenhamos, embora fosse pequenininho, não era uma coisa lá muito bonita, e eu colocava a cuia de chimarrão (que eu uso como porta lápis) para tampar.

De novo, o adesivo alkor entrou em cena, para prender e tampar o remendo:









 Agora a mesinha está terminada e fazendo charme ao lado do meu sofá cinza.


A mesinha pergunta para vocês:

- E aí, gostaram do meu visual novo?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários :

  1. Meninaaa, tô adorando essas histórias! Muy bela!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juu! Que mesinha mais linda!
    Bjokas flor
    Estou te seguindo

    ResponderExcluir
  3. Olá, aonde comprou esse papel adesivo!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu comprei na Papelaria Jardim Largo do Machado, mas também vende na Papelaria do Catete e na Terra Papel, em Botafogo. No Largo do Machado costuma ter mais opção de estampas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...