Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

6 de dezembro de 2012

Pseudo-buffet

Lembram-se de que depois da minha apresentação, na primeira postagem do blog, contei a história do rack? Se você é novo aqui e não sabe do que eu estou falando, clique aqui.
Na ocasião, eu contei que nenhuma parte do rack antigo tinha ido para o lixo e mostrei esta imagem:


O capítulo chegou!!!

A ideia era transformar essa parte num buffet para a sala de jantar. Como tirar a ideia do campo da imaginação?

O primeiro passo foi pedir para o marceneiro fazer os pés. Eu pedi pé palito e ele me apresentou os torneados. Nem reclamei. Ele teve mais trabalho para fazer esses pés e senti que foram feitos com carinho. Desconfio que talvez ele não soubesse o que é pé palito. Ficaram bem bonitinhos e resolvi ficar feliz com esses mesmo.
Mas porque o pé? Para tirar a cara de mobiliário planejado que esse móvel tinha. Queria que ficasse com aspecto de móvel solto, sabe?

A segunda etapa foi corrigir as imperfeições oriundas da transformação. Ele tinha ficado com uns furinhos na lateral, onde ficava preso à parte que continuou sendo rack. Como tirei os puxadores originais, que exigiam dois furos, para colocar um redondinho, ficou com um furinho a mais. Resolvi com massa para madeira. Passei com a espátula, esperei secar e depois lixei para uniformizar a superfície.
Existem massas de diferentes tons de madeira. Mas eu já tinha uma que comprei quando reformei a mesinha amarela, foi essa que usei, mesmo sendo num tom tão diferente. Não tive problemas no resultado final.

A terceira etapa foi cobrir de fita crepe as partes que a tinta não deveria pegar, sobretudo, os pés!


Quarta etapa: pintura! Para fazer uma coisinha muito bem feitinha, bonitinha, siga as instruções da Thalita, do Casa de Colorir, aqui.
Como esse móvel ia ficar em ambiente interno, optei por usar tinta à base de água, que facilita na limpeza da sujeira depois (inclusive minha mão).
As minhas salas - de estar e jantar, integradas - seguem a paleta das cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e das escalas de luz (branco, preto e cinza). Como duas paredes do jantar e o sofá são cinzas, a mesinha lateral é amarela, os puffs são vermelhos, decidi que o buffet seria azul. A cor escolhida foi o Céu de Brigadeiro, da Coral.
Uma pequena observação: siga as instruções da lata de tinta. Algumas mandam esperar 20 dias para apoiar algo em cima. É melhor respeitar o prazo!

Quinta e última etapa: colocar os puxadores.
Na minha humilde opinião, um ambiente decorado com cores primárias tende a ser frio. Então, para quebrar a frieza, senti necessidade de trazer pontos de romantismo para minha sala. Por isso, escolhi um puxador fru fru de florzinha.


Era para ser um buffet e está em local de destaque na sala de jantar. Mas acabou que no final das contas, ele não guarda minhas louças coisa nenhuma. Abriga meu material de casa e artesanato: pistola de cola quente, tecidos, potes e vidros a serem reciclados, lixas, contact, revistas de decoração... E em cima, abriga objetos que me identificam: câmera dos anos 80 usada para filmar minha infância, máscara do teatro, livros de arte e uma tela minha.


Está vendo o sapo ali ao lado? Ganhei de uma tia quando me mudei. Não é um amor?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

6 comentários :

  1. Que linda transformación le ha quedado el bufet. Adore sus perillas
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. Ju, ficou lindo.
    Eu sou fã de azul e achei que ficou muito chique com esses puxadores.Parabéns
    Nem parece o mesmo móvel,mas nem de longe...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia era mesmo não parecer o mesmo móvel, rs! Também me encantei com esses puxadores.
      Obrigada pelo elogio.

      Beijos.

      Excluir
  3. Juliana, que lindo ha quedado ese mueble! un cambio espectacular! y me encanto ese color elegido para pintarlo!
    Victoria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...